quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Lamprologus multifasciatus


No âmbito da troca de espécies que o Biomuseu tem vindo a desenvolver com a Escola Secundária João de Barros, nomeadamente, com o projecto que foi desenvolvido pelo Professor Luís Lampreia, chegaram no passado mês de Dezembro ao nosso clube, oito exemplares da espécie Lamprologus multifasciatus.

Esta espécie africana é proveniente do Lago Tanganika. Este lago possui características geológicas muito específicas, visto localizar-se no famoso vale de rift africano, que se formou acerca de 25 milhões de anos, aquando da colisão entre o continente africano e a Eurásia.

Estes belíssimos e pequenos ciclídeos colonizam os campos de conchas mortas de caracóis da espécie Neothauma.

Os Lamprologus multifasciatus desenterram as conchas nas quais vão habitar. Podemos por vezes encontrar colónias que podem chegar aos 20 indivíduos. Estas colónias são formadas por diversos casais, e cada indivíduo possui uma ou mais conchas onde as fêmeas irão depositar os seus ovos.

Inicialmente muito tímidos, hoje em dia já os podemos observar com facilidade a saírem das suas conchas na hora da "paparoca".

Não necessitando de muito espaço para se desenvolverem, são considerados uma boa espécie para quem quiser iniciar-se na aquisição de Ciclídeos Africanos.

Prof. Carla Vaz

Sem comentários:

Enviar um comentário